A história de como surgiu o MET Gala e mais curiosidades sobre o evento

da playgrand: O MET Gala, um dos mais importantes eventos de moda do mundo, acontece na próxima segunda-feira, 6 de maio, em Nova York. Com um tapete vermelho icônico e um jantar misterioso, ele reúne as maiores celebridades dentro do Metropolitan Museum of Art. Organizado por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, o evento ainda conta com a presença de co-anfitriões para receber os convidados. Em 2024, os escolhidos foram Bad Bunny, Chris Hemsworth, Jennifer Lopez e Zendaya.

A cada ano, a festa beneficente ganha um tema novo que dita o dress code, e os looks extravagantes sempre motivam os espectadores a assistirem ao tapete vermelho, que é a única parte da noite a ser transmitida. O que acontece depois disso, ninguém sabe ao certo…

Ficou com vontade de descobrir mais sobre o MET Gala, mas não sabe como? A gente te conta as principais curiosidades sobre o evento; vem ver!

Continua após a publicidade

  • Relacionadas
  • EntretenimentoComo assistir ao MET Gala 2024 direto da sua casa (e pelas redes sociais)
  • EntretenimentoMet Gala 2024: co-anfitriões, tema e mais informações sobre o evento
  • ModaOs looks mais icônicos que ocuparam o red carpet do MET Gala 2023

O que é o MET Gala?

O baile do MET é formalmente chamado de ‘Evento Beneficiente do Instituto de Vestuário do MET’ e tem como objetivo arrecadar fundos para o departamento de moda do museu. Ele marca a abertura da exposição anual que dita o tema do dress code. Desde 1999, quando já era comandado por Anna Wintour, passou a acontecer toda primeira segunda-feira do mês de maio.

Celebridades de sucesso do momento são convidadas para a festa e desfilam no tapete vermelho com produções exuberantes feitas por grandes estilistas das maiores grifes, trazendo muita informação de moda e momentos inesquecíveis.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Versace Passerella (@versacepasserella)

Como surgiu?

Na década de 1920, Irene Lewinsohn, produtora de teatro, e Aline Bernstein, designer de palco, criaram uma coleção de diferentes figurinos e um arquivo de peças que serviria para a consulta de profissionais do ramo. Em 1946, ela passou a integrar o acervo do Metropolitan Museum of Art com um departamento próprio, o The Costume Institute.

Dois anos depois, em 1948, Eleanor Lambert, assessora de imprensa responsável por criar a semana de moda de Nova York, fundou também o Costume Institute Benefit, uma festa beneficente para manter o departamento, com um jantar à meia-noite em dezembro. Logo se tornou a festa do ano, e os convites eram disputados.

Continua após a publicidade

Foi só em 1973, quando Diane Vreeland, ex-editora de moda da Vogue, se tornou consultora do evento que o MET Gala se tornou o que conhecemos hoje. Ele passou a acontecer dentro do museu e ganhou um dress code temático de acordo com a exposição que seria apresentada. Ela também colocou as celebridades como convidadas e começou a tradição de co-anfitriões. Anna Wintour passou a comandar o baile em 1995 e exerce essa função até hoje.

View this post on Instagram

A post shared by @diorvec

Tema de 2024

A exposição que será apresentada no museu foi divulgada como Sleeping Beauties: Reawakening Fashion. O conceito a ser explorado é o de “noções de renascimento e renovação, usando a natureza como uma metáfora para a impermanência da moda”, já que a exibição vai utilizar ativações imersivas para trazer uma nova vida aos objetos de forma criativa.

Continua após a publicidade

Com base nisso, o dress code será The Garden of Time, ou O Jardim do Tempo, em português. Segundo a Vogue americana, a ideia é criar algo que reconheça “o espírito da passagem de tempo”. O que será que podemos esperar dos looks das celebridades?

View this post on Instagram

A post shared by The Costume Institute (@metcostumeinstitute)

Convidados

Não é tão fácil participar do evento, viu? A lista de convidados é feita pela própria Anna Wintour, que também decide os lugares e mesas no jantar. Especula-se que são entre 450 e 600 pessoas. Hoje, é possível comprar ingressos que custam a partir de 35 mil dólares, mas ele precisa ser oferecido para você antes. Algumas marcas compram mesas por 300 mil dólares e levam celebridades escolhidas a dedo e aprovadas pela editora-chefe.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Up Next (@upnextdesigner)

O que acontece no evento?

Depois de passar pelo icônico tapete vermelho nas escadas do museu, os famosos dão rápidas entrevistas. Essas são as únicas partes transmitidas e, logo depois, eles conhecem a exposição que ainda será aberta ao público.

Um jantar é servido, mas, nesse momento, já não é permitido o uso dos celulares para gravar ou tirar fotos do evento. Claro que essa regra já foi descumprida algumas vezes e nos rendeu fotos marcantes, como a selfie abaixo no banheiro – que já virou um clássico também, viu? Depois ainda acontece um show intimista de algum artista. Lizzo, Bruno Mars e Madonna já se apresentaram no evento.

View this post on Instagram

A post shared by Oxy (?₂) (@oxygn__)

Como assistir ao MET Gala 2024?

A transmissão do MET Gala 2024 será feita exclusivamente pela Vogue americana e transmitida em seus canais nas plataformas digitais, como no TikTok e no YouTube. A transmissão online será apresentada pela atriz Gwendoline Christie, pela produtora e atriz La La Anthony e pela modelo Ashley Graham. Emma Chamberlain volta como correspondente especial com entrevistas direto do tapete vermelho.

Qual celebridade você está mais ansiosa para ver no tapete vermelho do MET Gala?

Publicidade

  • Mais lidas

1Entretenimento Do Coachella para as colunas de fofoca2Moda Maisa usa mesma bolsa de marca brasileira que conquistou Oprah3Entretenimento Bruno Mars confirma 4 shows no Brasil em 2024; confira datas e preços4Beleza Dua Lipa aposta nas unhas com desenho de ‘aura’ que são tendência5Comportamento Horóscopo do Dia: A previsão dos signos para esta sexta-feira (03/05)