Doações para o Rio Grande do Sul: saiba como doar e quais são os pontos de coleta mais próximos de sua casa

da betleao: Gaúchos ou pessoas de outros estados que queiram se solidarizar a ajudar a população atingida pelas enchentes dos últimos dias podem buscar pontos de coletas próximos de suas casas ou realizar doações via PIX.

da pinup betO que doar neste primeiro momento?

Notícias relacionadasFamília de menino que morreu após agressão em escola é alvo de ameaçasA luz será desligada em 28 bairros de Porto Alegre após o feriado e no final de semana; Veja a lista completaPablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra na Justiça

Quem tiver barcos ou qualquer tipo de embarcação para emprestar no resgate às famílias que ainda estão ilhadas pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado para disponibilizar os veículos;

Doações de colchões (inclusive de academia), travesseiros, lençóis, cobertores, roupas e água;

Doações em dinheiro pelos PIX da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do RS, pois os recursos financeiros serão disponibilizados para comprar mantimentos nos abrigos que estão acolhendo as pessoas desalojadas;

Doações de mantimentos em Porto Alegre

Defesa Civil do Estado

Os principais pedidos são por colchões, roupa de cama e de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas fechadas. Não estão sendo recebidos roupas e calçados, medicamentos, móveis e utensílios domésticos.

Centro Logístico da Defesa Civil Estadual: Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Das 8h às 18h. Telefone: (51) 3210-4255

Ministério Público do Rio Grande do Sul

Doações de colchões, itens de higiene e água podem ser feitas na Rua Santana, 440. Das 9h às 18h de domingo (5).

Defesa Civil de Porto Alegre e Região Metropolitana

A prefeitura e a Defesa Civil de Porto Alegre concentraram o ponto de coleta no depósito da Defesa Civil da Capital. No entanto, o local está com excesso de doação neste domingo (5), sendo necessário levar as doações para locais parceiros. A Defesa Civil de Porto Alegre aceita, principalmente, colchões, lençóis, fronhas, produtos de higiene, água, copos plásticos e rações para cães e gatos.

Como ser voluntário (a)?

Defesa Civil do Estado

Voluntários (as) (incluindo empresas e instituições) que queiram ajudar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda podem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.

Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)

Médicos que tenham interesse em ajudar ou se vountariar nas regiões afetadas pela enchente devem realizar a inscrição e escolher o local de preferência para atendimento, indicando a disponibilidade de atuação em hospitais ou abrigos. A Defesa Civil e a Secretaria Estadual da Saúde fornecerão os meios de transporte e a estrutura para atendimento. Cadastre-se aqui: https://lp.simers.org.br/medicos-voluntarios

Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, poderão ser chamados em hospitais, unidades de pronto atendimento e nos demais serviços de saúde. A inscrição não garante o chamamento do profissional, da mesma forma que não gera vínculo empregatício com o Estado. Cadastre-se aqui: saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais.

Prefeitura de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre encerrou as inscrições na manhã deste domingo (5). Quem se candidatou será acionado conforme a demanda.

Doações em dinheiro via Pix ou transferência bancária

Pix para o governo do Rio Grande do Sul

O governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix utilizada no ano passado. Os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

A chave é CNPJ: 92958800000138

Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul

Pix para a prefeitura de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre criou um Pix para arrecadar fundos para amenizar os danos e o sofrimento dos moradores da Capital. Qualquer quantia é aceita, independentemente do valor.

A chave é CNPJ: 92963560000160

Associação do Ministério Público do RS

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) retomou a campanha “S.O.S Chuvas” para ajudar as regiões atingidas pelas enchentes. As doações via Pix serão revertidas para compra de mantimentos.

Chave Pix: 87027595000157 (CNPJ)

Comunitas

A organização criou um fundo de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul após a forte chuva que atingiu o Estado. O “Reconstrua RS” será modelado por meio de uma gestão compartilhada, comitês de atuação e execução privada e com ações prioritárias, entre elas a reorganização das escolas para o retorno das aulas.

Doações para ações de reestruturação: CNPJ 03983242000130

Banco do Brasil – 001

Agência 1195-9

Conta Corrente 600.650-7

Doações para ações emergenciais: Pix – 92958800000138 (CNPJ)

Para mais informações, contato pode ser feito via [email protected]

Campanha solidária da Ajuris

Ajuris

A Ajuris criou uma conta bancária exclusiva para receber doações. Todo o valor arrecadado será utilizado na aquisição de materiais, alimentos e roupas, de acordo com as necessidades apontadas pelas autoridades que gerenciam as crises nos municípios. As doações podem ser feitas pela chave pix (aleatória): de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b2559648e.

Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul)

A Federasul, juntamente com suas 194 entidades afiliadas, lançou a Campanha Solidária para arrecadar fundos e realizar a compra de itens fundamentais para as famílias. As doações podem ser feitas por Pix: [email protected] ou por meio de depósito em conta da Federasul aberta exclusivamente para a campanha no Sicredi nº 0116 01229-5.

Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)

Para contribuir com doações para os bancos sociais da Fiergs é possível enviar via PIX: [email protected].

Sicredi

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país, está promovendo uma campanha de doações para apoiar a população afetada e em zona de risco. A mobilização visa arrecadar recursos para auxiliar as regiões impactadas. As doações recebidas por meio de chave pix serão destinadas à compra de recursos e mantimentos, que serão distribuídos à população dos municípios atingidos.

Para contribuir, os interessados podem enviar suas doações voluntárias para a chave pix [email protected], conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi

Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais

Para ajudar, não é preciso sair de casa. Basta contribuir via pix, depósito bancário ou via site oficial Doe Alimentos, da Rede de Bancos de Alimentos do RS.

Site: www.doealimentos.com.br

PIX: CNPJ – 04.580.781/0001-91

Conta corrente: Banco Santander

Agência: 1001

Conta: 13.000.284-4

Doações internacionais em dinheiro via Pix ou transferência bancária

Governo do Rio Grande do Sul

Zona do Euro

Banco Standard Chartered

Bank Frankfurt

Swift: SCBLDEFX

Conta: 007358304

Zona do Dólar

Banco Standard Chartered

Bank New York

Swift: SCBLUS33

Conta: 3544032986001

Para ambos os casos, é preciso informar:

Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1

Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul

CNPJ: 92.958.800/0001-38

Prefeitura de Porto Alegre

Conta corrente da prefeitura da Capital para doações internacionais

IBAN: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1

Nome/Razão Social: MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

CPF/CNPJ: 92.963.560/0001-60

Conta: 2822 0006 000000071336-1

Código Swift: CEFXBRSP

Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS)

Avenida Santana, 440. Funcionamento das 9h às 18h.

Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)

Rua Coronel Ponte Real, 915, 24 horas. À noite, a entrega deve ser feita no estacionamento em frente, na Rua Corte Real, 968.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers)

Rua Bernardo Pires, 415, das 9h às 19h.

Grêmio

O Grêmio estabeleceu quatro pontos para receber doações destinadas às famílias atingidas pela chuva. Os lugares precisando de: sabonetes, sabão, toalhas, álcool, esponjas, fraldas, absorventes, pastas e escovas de dente, água potável, copos plásticos, além de colchões de solteiro, lençóis e travesseiros. Os pontos de coleta são:

Estádio Olímpico: Largo Patrono Fernando Kroeff, número 1. Horário: das 9h às 18h;

CT Feminino: Av. Farroupilha, 8001 – Canoas. Capela da Ulbra e prédio 55 (Ed. Física) Horário: Das 7h às 21h30;

CT Cristal: Avenida Diário de Notícias, 915, em frente ao Barra Shopping Horário: das 9h às 18h;

Hotel do Grêmio: Hotel Park Plaza Moinhos R. Dr. Timóteo, 577 – Porto Alegre. Horário: 24 horas

Sport Club Internacional

A água avançou na Padre Cacique com a Nestor Ludwig deixando um grande alagamento no Gigantinho, por isso todas as doações foram retiradas e o local não recebe mais donativos.

Sindilojas Porto Alegre

Onde: Sindilojas Porto Alegre

Endereço: Rua dos Andradas, 1234, 22º andar

Horário: a partir desta quinta-feira (2), das 8h às 17h30min

O que: água, cobertores, lençóis, materiais de limpeza, de higiene pessoal, além de ração para cães e gatos.

Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul (Afisvec)

Abriram o ginásio da sede social da Afisvec para receber os atingidos. Precisam de colchões e água potável. O endereço é: Rua Salvador Calamucci, 56 – Cavalhada, em Porto Alegre.

Panvel

A Panvel lançou a campanha Troco Amigo SOS Rio Grande do Sul. A iniciativa possibilita aos clientes a doação de qualquer valor, seja nas lojas físicas ou mesmo pelo aplicativo Panvel, incluindo o item Troco Amigo. As contribuições podem ser realizadas em dinheiro, Pix, débito ou crédito. Como ajudar:

Lojas físicas Panvel: solicitar ao atendente para realizar a doação ao Troco Amigo SOS Rio Grande do Sul e escolher o valor desejado

Aplicativo Panvel: incluir o item Troco Amigo SOS Rio Grande do Sul e definir o valor da contribuição

Grupo Carrefour Brasil

O Grupo Carrefour Brasil está recebendo doações em 20 lojas de oito cidades do Estado. As unidades estão arrecadando alimentos não perecíveis, kits de higiene e materiais de limpeza. A coleta e encaminhamento dos produtos doados serão feitos pela ONG Ação Cidadania até o dia 24 de maio. Abaixo, veja os 20 pontos de coleta:

Sam’s Club Caxias do Sul | Rua Marques do Herval, 859 – Centro, Caxias do Sul

Sam’s Club Sertório | Avenida Sertório, 6600 Anexo A – Sarandi, Porto Alegre

Sam’s Club Barra Shopping Sul | Avenida Diário de Notícias, 500 – Cristal, Porto Alegre

Atacadão Sertório | Avenida Sertório, 6767 – São Sebastião, Porto Alegre

Atacadão Gravataí | Rodovia RS-118, 2245 – Marrocos, Gravataí

Atacadão Camobi | Rodovia RST, 5500 – Camobi, Santa Maria

Atacadão Estrela | BR-386,945 – Industrias, Estrela

Atacadão Ceasa | Avenida Jaime Vignoli, 1063 – Anchieta, Porto Alegre

Atacadão Canoas | Avenida Guilherme Schell 8800 – Tabaí, Canoas

Atacadão Vila Nova | Avenida Eduardo Prado, 330 – Vila Nova, Porto Alegre

Atacadão Humaitá | Avenida A.J. Renner, 1603 – Humaitá, Porto Alegre

Atacadão Sarandi | Avenida Assis Brasil, 8285 – Sarandi, Porto Alegre

Atacadão Lajeado | Rua Senador Alberto Pasqualini, 1476 – São Cristóvão, Lajeado

Atacadão Caxias do Sul | Avenida Rubem Bento Alves, 468 – São José, Caxias do Sul

Carrefour São Leopoldo | Avenida Imperatriz Leopoldina, 45 – São José, São Leopoldo

Carrefour Barra Shopping Sul | Avenida Diário de Notícias, 500 – Cristal, Porto Alegre

Carrefour Sertório | Avenida Sertório, 6600 – Sarandi, Porto Alegre

Carrefour Canoas | Rua Mathias Velho, 467 – Centro, Canoas

Carrefour Partenon | Rua Albion, 111 – Partenon, Porto Alegre

Carrefour Santa Maria | Avenida Rio Brando, 732, Santa Maria

Mutirão do Simers

Sede do Simers – Rua Coronel Corte Real, 975, Porto Alegre

Sede do MUHM – Av. Independência, 270, Porto Alegre

PUCRS (faculdade de medicina) – Av. Ipiranga, 6681, Porto Alegre

UFCSPA – Hall de Entrada do Prédio 1, Rua Sarmento Leite, 245, Porto Alegre

UFRGS – Rua Ramiro Barcelos, 2400, Porto Alegre

UNISINOS – Entrada da biblioteca, Av. Unisinos, São Leopoldo

ULBRA – Entrada prédio 1, São José, Canoas;

FEEVALE – Farmácia Agafarma, em frente ao RU no Prédio de Convivências Vila Nova, Novo Hamburgo

Colégios Leonardo da Vinci e Unificado

Os colégios Leonardo da Vinci e Unificado estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, ração e itens de higiene. Os donativos podem ser entregues das 8h às 18h, em qualquer unidade das instituições, em Porto Alegre e Canoas.

Colégio Leonardo da Vinci Alfa – Rua Cabral, 521 – Rio Branco, Porto Alegre

Colégio Leonardo da Vinci Beta – Av Icaraí, 1879 – Cristal, Porto Alegre

Colégio Leonardo da Vinci Gama – Rua Aurora, 695 – Mal. Rondom, Canoas

Colégio Unificado – Rua Tereza Cristo, 115 – Bairro Tristeza, Porto Alegre

Colégio Unificado – Rua Ramiro Barcelos, 442 – Moinhos de Vento

Unisinos

A UniRitter e a Fadergs estão com quatro pontos de coleta em Porto Alegre e Canoas para receber doações. Serão recebidos alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e rações para pets.

UniRitter Campus Zona Sul – Rua Orfanotrófio, 555 em frente ao prédio A

UniRitter Campus FAPA – Avenida Manoel Elias, 2.001, prédios 5 e 7

UniRitter Campus Canoas – Rua Santos Dumont, 888, bairro Niterói, portão de entrada

Fadergs – Rua Marechal Floriano, 185, Centro, Porto Alegre

Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania Sul, braço gaúcho da entidade de combate à fome no Brasil fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, recebe doações físicas e em dinheiro:

Porto Alegre – Melissa Bargmann (51 98940-9115)

Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 área 6 sala 645 – Costa e Silva

Av. Fernando Ferrari, 1001 – pavilhão 01 – Anchieta (grandes quantidades é necessário agendar)

Canoas Luciano (51 99424-9781)

Avenida Esperança, 105 – Guajuviras

As doações também podem ser feitas pelo site www.acaodacidadania.org.br/emergencias e pelo pix: [email protected]

Funerária São Pedro

A Funerária São Pedro, de Porto Alegre, está recolhendo doações de alimentos, roupas e produtos de higiene que serão entregues à Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e à Defesa Civil Municipal para distribuição.

Ponto de coleta na sede da empresa: Av. Porto Alegre, 214 – Azenha.

É possível agendar coleta (conforme disponibilidade) dentro da Capital pelos telefones 0800 510-9970, (51) 3223-8091 e (51) 99209-2030 (WhatsApp)

Colégio Farroupilha

O Colégio Farroupilha e o Grêmio Estudantil do Farroupilha (GEF) promovem campanha de arrecadação de roupas, calçados, roupas de cama e banho, colchões e materiais de higiene e limpeza. Os donativos podem ser entregues no Prédio A – Acesso 1 (Recepção de Alunos) na Rua Carlos Huber, 425. Telefone: (51) 3455-1858

Shopping Total

Doações podem ser feitas no centro de compras, situado na Av. Cristóvão Colombo, 545 – Bairro Floresta. São aceitos itens como ração para animais de estimação, alimentos não-perecíveis, materiais de higiene e água mineral.

Legião da Boa Vontade

A Legião da Boa Vontade relançou a campanha LBV — SOS Calamidades, abrindo seus postos de arrecadação para receber doações de colchões e materiais de higiene e limpeza.

Locais de arrecadação:

Porto Alegre/RS: Av. São Paulo, 722, São Geraldo — Tel.: (51) 3325-7036

Glorinha/RS: RS 030, Km 19, parada 119, Guabiroba — Tel.: (51) 3487-2600

Pelotas/RS: Rua Bernardino dos Santos, 98, Areal — Tel.: (53) 3278-3897

Doações via pix solidário: e-mail: [email protected]

Aeroclubes de Porto Alegre e Novo Hamburgo

Aeroclubes de Porto Alegre e Novo Hamburgo abrem dois pontos de coleta de doação a partir de quinta-feira (2). Objetivo é agilizar a entrega dos materiais, feita por helicópteros da Defesa Civil, já que estradas registram bloqueios e alagamentos. A ação é promovida por atletas do Centro Gaúcho de Paraquedismo. Os locais aceitam doações de alimentos, agasalhos, produtos de limpeza e higiene, roupas de cama, cobertores e colchões.

Porto Alegre

Onde: secretaria do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS)

Endereço: Avenida Juca Batista, 8101 – bairro Belém Novo

Horário: segunda a sábado, das 8h30min às 11h45min e das 13h às 17h

Informações: (51) 3245-6060 / (51) 98413-0026

Instituto Moinhos Social

O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Instituto Moinhos Social, está reunindo doações. A campanha envolve doação em dinheiro. Com o valor arrecadado, o IMS vai adquirir itens, de acordo com as principais necessidades apontadas, e destinar ao governo do Estado. Além disso, o Hospital está recebendo agasalhos, cobertores, capas de chuva e botas.

Onde: sede do Instituto Moinhos Social (ao lado da Panvel, no térreo da Tiradentes, 333) e em caixas que estarão alocadas nas recepções dos blocos B e C.

PIX: [email protected]

Polícia Rodoviária Federal

Doações podem ser entregues em qualquer unidade da PRF no RS. Neste momento, a prioridade é por agasalhos, roupas de cama, cestas básicas e kits de higiene e limpeza.

Velejadores Solidários RS

O grupo Velejadores Solidários RS está arrecadando roupas limpas e separadas por tipo (masculino, feminino e infantil) e calçados amarrados em pares. Também são recebidos materiais de limpeza, de higiene pessoal e ração para cães e gatos. As doações serão encaminhadas para as comunidades atingidas pela enchente no Estado do Rio Grande do Sul.

Onde:

Clube dos Jangadeiros – Rua Ernesto Paiva, 139, Bairro Tristeza: deixar na portaria das 9h às 20h

Clube Veleiros do Sul – Avenida Guaíba, 2941, Bairro Vila Assunção: deixar na portaria das 7h às 22h

Academia Clinos – Avenida Pereira Passos 391, Bairro Vila Assunção: responsável José Solon

Bistrô Pimenta Rosa – Rua Ernesto Paiva 139, bairro Tristeza. Entre 9h e 16h. Responsável: Maristela e Rose

Restaurante Ratskeller – Avenida Pará 1324, Bairro São Geraldo

Restaurante Ricalldone – Rua Joaquim Caetano da Silva 55, Bairro Moinhos de Vento. Entre 8h e 16horas – Responsáveis: Cléo e Cleuza

PIX: 894.891.950-49, em nome de MarcellaGrahlBergallo.

Novo Hamburgo

O ginásio do Sesi-RS está com lotação máxima (180 pessoas), incluindo a presença de cerca de 30 crianças. A organização está em busca de banheiros químicos, visto que a cidade está sem abastecimento de água. Contato para ajudar: (51) 99124-2945. O Aeroclube de Novo Hamburgo também abriu espaço para doações.

Onde: secretaria do Aeroclube de Novo Hamburgo

Endereço: Rua Ana Terra, 10 – bairro Canudos

Horário: segunda a sábado, das 8h30min às 11h45min e das 13h às 17h

Informações: (51) 3595-3814

Trensurb

A Trensurb arrecada doações de agasalhos e roupas de cama higienizados, produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e rações para animais. As caixas de coleta de donativos estão disponíveis nas estações Mathias Velho, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur, São Leopoldo, Santo Afonso e Novo Hamburgo.

Prefeitura de Novo Hamburgo

Onde: Fenac

Endereço: R. Araxá, 505 – bairro Ideal

Necessidade: alimentos não perecíveis

Feevale

Donativos serão arrecadados e posteriormente levados à população. Os itens necessários incluem produtos de limpeza e higiene pessoal, utensílios de limpeza, material escolar, cobertores e roupas de cama, fraldas infantis e geriátricas, roupas e calçados, água potável, alimentos não perecíveis e ração para animais.

Onde: há dois pontos de coleta: Escola de Aplicação Feevale, no Câmpus I (Avenida Dr. Maurício Cardoso, nº 510, bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo), e Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), no segundo andar do prédio Lilás, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Região Metropolitana

Cachoeirinha

A prefeitura e a secretaria de assistência social do município, ambas na Avenida General Flores da Cunha, 2209, recebem doações de colchões e roupas de cama para a estruturação e abertura de novos abrigos que acolherão desabrigados.

Canoas

O Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra (Camu) recebe doações no prédio 1 da Ulbra Canoas, na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José. No local, podem ser entregues alimentos não perecíveis, roupas de higiene e limpeza, roupas, fraldas e absorventes.

Mais de 200 pessoas estão abrigadas no ginásio do Sesi-RS, em Canoas. No local há um posto de triagem para receber doações de produtos de limpeza, higiene pessoal, sapatos e roupas, colchões e colchonetes. Para ajudar, entrar em contato com (55) 99151-8485.

Guaíba

Moradores de Eldorado do Sul estão sendo alojados no ginásio do Sesi-RS, em Guaíba, já com lotação perto do máximo, com cerca de 220 pessoas. Além do que já está disponível em termos de infraestrutura, a organização pede doações de itens como colchões, travesseiros, roupa de cama, kits de higiene, sabonete e shampoo. Contato para ajudar, via Defesa Civil de Guaíba, (51) 98952-6257.

Eldorado do Sul

A Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul solicita água, alimentos não perecíveis, colchões, fraldas, material de limpeza, material de higiene, lençóis, cobertores e toalhas para atender as famílias atingidas pela enchente. Produtos devem ser entregues na Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul (Estrada da Arrozeira, nº 270 – Centro). Contato pelo (51) 9 8595-1460 ou (51) 9 8595-1493.

Região Central

Santa Maria

A prefeitura de Santa Maria organizou três pontos para o recebimento de donativos. Entre os itens solicitados estão colchões, materiais de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e cestas básicas:

Centro Desportivo Municipal (CDM): arrecadação de colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal, das 8h às 17h

Secretaria do Desenvolvimento Social, na Rua Tuiuti, 1586, no Centro: aberta das 8h às 17h para o recebimento de alimentos não perecíveis e cestas básicas.

Hall da Reitoria do Campus da UFSM, no bairro Camobi.

Vale do Caí

Montenegro

O município organizou três centrais de recebimento de doações. Uma delas fica no ginásio Domingo dos Santos, no Parque Centenário, outra no Colégio Estadual A.J. Renner, na Rua Simões Lopes, no bairro Rui Barbosa, e também no ginásio do Sesc, localizado na Rua Capitão Porfírio, 2.295, no Centro. As doações de fraldas, roupas infantis, agasalhos e roupas de cama são as prioridades neste momento.

São Sebastião do Caí

A prefeitura da cidade começa a receber doações a partir da quinta-feira (2). O Centro Recreativo da Terceira Idade, que fica na Rua das Limeiras, 283, Bairro Residencial Laux, concentrará os donativos. O local funcionará das 8h às 18h. A prefeitura destaca que não é necessário doação de roupas. Água, cestas básicas, kits de higiene e limpeza, toalhas de banho, roupas de cama e colchões são os itens mais pedidos.

Vale do Rio Taquari

Arroio do Meio

A CDL Arroio do Meio está coletando doações no Salão Paroquial, no Centro.

Estrela

Estrela centralizou as doações em três locais:

Prédio da antiga rodoviária de Estrela, ao lado da rótula/pórtico de entrada

Hospital de campanha junto ao Colégio Vidal de Negreiros, ao lado do Centro Comunitário Cristo Rei

Ginásio da comunidade Católica São Cristóvão, no Bairro Boa União

Ginásio do Colégio Santo Antônio, no bairro Centro (são necessários alimentos, colchões, cobertores e voluntários)

Lajeado

A Defesa Civil montou uma central de doações em Lajeado. A unidade coletará comida pronta, água e material de limpeza. A central, instalada no Esporte Clube União Campestre, começa a operar neste domingo, ficando aberta das 8h às 18h.

Local: Esporte Clube União Campestre em Lajeado (Rua Rosalina Schneider Baron, 14)

Horário: 8h às 18h, a partir de domingo (5/5)

Veja lista do que doar na central de doações em Lajeado:

Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, massa, farinhas, azeite, açúcar, etc.

Alimentos prontos: água potável, barra de cereais, café solúvel, leite, bolacha, pão, bebidas prontas sem necessidade de refrigeração, geleia, manteiga e assemelhados.

Fraldas e absorventes.

Material de limpeza: esfregões, água sanitária, vassouras, panos, sabonete, pasta e escova de dentes.

O Diretório Acadêmico de Medicina da Univates, em parceria com a Atlética de Medicina da instituição, aceita doações de qualquer valor através do PIX: [email protected]. Os valores arrecadados serão revertidos em recursos às famílias atingidas pela chuva.

Vale do Rio Pardo

Venâncio Aires

A prefeitura organizou a campanha de doações às vítimas das enchentes no Pavilhão São Sebastião Mártir. A ação tem apoio Lions Melvin Jones. São pedidos doações de itens de higiene e limpeza, colchões, roupas de cama e banho, alimentos e água potável.

Rio Pardo

A prefeitura centralizou as doações na Secretaria Assistência Social, que fica na Rua Júlio de Castilhos, 579, no bairro Fortaleza. A prioridade, neste momento, são doações de colchões, roupas de cama, cobertores e produtos de higiene pessoal.

Sobradinho

O município decretou situação de emergência e centralizou o recebimento de doações no Salão Paroquial Católico, que fica na Rua Dr. Homero de L. Menezes, 78, no Centro. O poder municipal, em parceria com o Rotary Club, disponibilizou uma chave PIX para doações em dinheiro: CNPJ: 944470750001/69. A prefeitura local reforça a prioridade pela doação de roupas de inverno, colchões, roupas de cama, toalhas de banho e cobertores.

Santa Cruz do Sul

A prefeitura centralizou as doações no Parque da Oktoberfest, que fica na Rua Galvão Costa, 755, no Centro. Podem ser doados, especialmente, alimentos, kits de higiene e também ração para os animais. A divisão foi feita por doações:

Pavilhão 2: arrecadação de alimentos, roupas e utensílios de higiene

Pavilhão Central: doação de ração para cães e gatos

Em parceria com a prefeitura de Santa Cruz, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) recebe doações em dinheiro através da chave PIX CNJP: 07.664.821/0001-71. Os valores serão convertidos na compra de materiais necessários no amparo das famílias afetadas pela chuva na região.

A Atlética Acadêmica de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (AAAM-UNISC) recebe doações através da chave PIX (51) 99595-5886, em nome de Antônia Zacharias Kirst. O valor arrecadado será convertido à compra de donativos que serão doados as famílias da região.

Fronteira Oeste

São Gabriel

A prefeitura solicita a doação de alimentos não perecíveis, colchões e cobertores, que podem ser entregues na sede do Cadúnico, na Rua General Mallet, no Centro do município, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Serra

Bento Gonçalves

A CDL Bento Gonçalves está coletando doações. Confira os pontos de coleta em Bento Gonçalves:

CDL-BG

Modelo Pneus

Luda Pneus

Subway (Planalto e Centro)

Madesul

O Boticário (Via Del Vino)

Severgnini

Academia WM Top

Daddy Owl Baby

São Francisco de Paula

O Mátria Parque de Flores organizou uma central de doações, que podem ser feitas todos os dias das 10h às 18h.

Endereço: RS-235, Km 68

Telefone para contato: (54) 99222-8282 ou @matriaparquedeflores

Sesc/Senac

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Sindicatos filiados estão mobilizados como pontos de coleta de doações para as pessoas atingidas. Serão recebidos os itens sinalizados pelas unidades da Defesa Civil como essenciais no município em que a doação está sendo feita.

Onde: Unidades do Sesc e do Senac e sindicatos, cujos endereços podem ser consultados no site

PIX: [email protected]

Depósito/transferência: Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020

Cufa Rio Grande do Sul

A Central Única das Favelas (Cufa) do Rio Grande do Sul está promovendo ação de arrecadação em diversas cidades do Estado atingidas por cheias ou com estragos pela chuva intensa. Confira contatos para encaminhamento de doações em cada um dos municípios:

Esteio: Eduardo Cardoso – (51) 999383662

Montenegro: Rogério Santos – (51) 981844018

São Leopoldo: Pablo Dalavera – (51) 992388068

Alvorada: Rodrigo Borba – (51) 984445278

Sapucaia do Sul: Fábio Evangelista – (51) 999436779

Santa Maria: Abraão da Silva – (55) 992159096

Porto Alegre, Vale do Taquari ou outras regiões: Junior Torres – (55) 996592525″

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!