Fiz dieta e cheguei ao peso que queria: como não voltar a engordar?

Fiz dieta e cheguei ao peso que queria: como não voltar a engordar?

da casino 1995: só para assinantes

da roleta das decisões: Colaboração para VivaBem

23/11/2022 18h27

Cheguei ao peso que eu queria: como não voltar a engordar? — Débora, por email.

Você tem razão em estar preocupada, Débora, pois esse é um problema comum de quem emagrece. Segundo especialistas, mais de 90% das pessoas que fazem dieta voltam a engordar.

A seguir, a nutricionista Verônica Laino, responsável pelos Cardápios para Emagrecer de VivaBem, indica hábitos que vão ajudar você a não recuperar os quilos perdicos:

Continue com o mesmo cardápio Entenda que a alimentação que fez você perder peso deve ser seguida para sempre. Você pode até se permitir comer mais vezes uma guloseima, mas tenha em mente que doces, frituras, fast-food e ultraprocessados devem ser exceções para o resto da vida —presentes no cardápio em um ou dois dias da semana, no máximo.

Capriche nos vegetais Legumes e verduras devem ocupar metade do prato, tanto no almoço quanto no jantar, para atingir um consumo em torno de 300 g por dia desses alimentos. E pelo menos um dos lanches do dia precisa ter frutas, para garantir o consumo carboidratos nutritivos.

Descarte calorias vazias Presentes em bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados, as calorias vazias não oferecem benefícios nutricionais e engordam. Prefira água (com ou sem gás), suco verde com muitos vegetais, kombucha, chás e café sem açúcar.

Ganhe músculos! Exercícios de força ajudam no emagrecimento duradouro, pois os músculos têm um papel fundamental na regulação de alguns hormônios ligados ao acúmulo de gordura corporal (cortisol e insulina, por exemplo) e na aceleração do metabolismo.

Quer perder peso de forma saudável e comendo de tudo? Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem 5 novos menus por semana e ainda podem acessar os 140 cardápios já disponíveis. Assine o UOL e confira abaixo o plano de alimentação desta semana.

PUBLICIDADE